domingo, 10 de março de 2013

Indomável Sonhadora

Comemorando minha 20ª postagem aqui pra abrir um novo tópico: comentários de filmes que vi. Não vou ser prepotente de querer fazer uma crítica, claro. São só breves comentários e minha opinião sobre os filmes. E pra começar, um que vi essa semana e foi muito marcante: Indomável Sonhadora.

Pra quem não conhece, Beasts of the Southern Wild (o título original, que pra mim faz muito mais sentido), é baseado numa peça chamada Juicy and Delicious. O filme conta a história de Hushpuppy e seu pai, moradores de uma vila no sul dos Estados Unidos (algum lugar como Louisianna, não fica claro no filme) e seus problemas e aventuras. Não posso falar muita coisa sem dar muito spoiler, mas digo que, dos filmes que vi indicados ao Oscar de melhor filme (ainda não vi Argo, então não posso falar muito), acho que esse é o melhor.

O filme é de uma simplicidade ímpar! Não existem grandes efeitos, cenários colossais, milhões de figurantes, mas é, do início ao fim, um filme jornada. É um filme de fantasia dos mais reais que já vi. A história é super tocante e simples, mas tudo ganha traços muito marcantes graças ao olhar forte da atriz-mirim (que realmente mereceu a indicação) Quvenzhané Wallis. A garota leva o filme inteiro nas costas e parece totalmente preparada pra isso.

A cena mais impactante do filme, no final, é também a mais poética. O filme inteiro é cheio de analogias e metáforas sobre a vida e duvido que duas pessoas verão o filme do mesmo jeito. Assim como duvido que alguém consiga desligar a TV depois de ver o filme com olhos secos.

Aconselho totalmente esse fantástico filme.
Nota: 9/10

Um comentário:

  1. Você vai dar estrelas nas suas críticas? Achei muito chique e contemporâneo.

    ResponderExcluir